História de Halus
Compartir
Seria impossível falar sobre a marca sem falar um bocadinho sobre mim, porque a halus é uma extensão de mim.
Pode parecer meio cliché, mas de facto, tudo começa com uma Mariana de 4 anos, fascinada com jóias e com tudo o que brilhasse. Sempre foi muito claro para mim que este seria o meu caminho, aos 12 perguntei aos meus pais qual era o curso “em que se fazia jóias” e desde essa altura que comecei a fazer as minhas primeiras criações com arames e missangas para vender aos vizinhos!
Vou tentar que isto não pareça um CV
A licenciatura foi feita na ESAD em design de joalharia, depois fui criando umas coisas minhas, num pequeno atelier que arrendava, fiz trabalho fora da área também, em 2013 ganhei o prémio da portojóia com um anel que desenvolvi para esse momento, em 2015 fui fazer o meu curso de sonho, em Londres de especialista em pedras preciosas de cor, e no ano seguinte consegui uma bolsa para ir terminar a formação de gemóloga, que só estaria completa com o curso de diamantes, no melhor instituto gemológico do mundo. (GIA)
Trabalhei os últimos 8 anos numa marca de joalharia como designer e diretora criativa e em 2020, quando ficamos todos fechados em casa, surge a vontade de ter algo mais.
Estava em Bali quando o covid nos assustou a todos, e me “obrigou” a terminar as férias antes do previsto daí o nome da marca ser uma palavra indonésia, porque na minha cabeça só fazia sentido estar tudo interligado.
Halus é um adjetivo indonésio, com vários significados mas o que mais me interessou nesses significados foi a palavra “delicado”, porque era exatamente isso que eu queria criar, peças delicadas, únicas e especiais, para um dia tão especial como é um dia de casamento!
Assim surgiu a halus, a criar um conjunto para uma das minhas melhores amigas que ia casar, e a partir daí, a vontade de continuar a trabalhar no segmento dos casamentos só aumentou.
Percebi que projetar e desenvolver peças para dias tão especiais como os casamentos, criar jóias que contam histórias onde todas as emoções se misturam é algo que me traz muita realização pessoal e alegria, assim aqui cheguei, e parece-me que esta vontade veio para ficar.